segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

http://www.youtube.com/watch?v=wQaX20KvHNg

As várias faces da paz

Quem aqui sabe dizer o que é paz?
O professor deve incentivar respostas.

Sobre a paz, o dicionário Aurélio diz: 1. Ausência de lutas, violência ou perturbações sociais. 2. Ausência de conflitos entre pessoas; bom entendimento, harmonia. 3. Ausência de conflitos íntimos; tranqüilidade de alma. 4. Situação de um país que não está em guerra com outro.

Como vemos, a paz tem várias faces. Ela também pode estar relacionada à própria pessoa; pode se referir à família, ao bairro, à cidade, ao país... ou então ao nosso planeta. Também pode ser individual ou coletiva.
Vamos começar pela paz individual. Podemos entendê-la como sendo um estado de espírito sem ira, sem desconfianças, e sem esses sentimentos negativos que as pessoas costumam guardar no coração, como o ciúme, a inveja e o ódio.
A paz é uma condição interior de tranqüilidade, de não violência.
Muitas pessoas conseguem manter essa paz interior, apesar de situações complicadas. Já outras se estressam por qualquer coisa, e outras, ainda, partem para a agressão por qualquer motivo.

Alguém aqui sabe dizer por que a paz é tão importante?
O professor deve incentivar respostas; perguntar aos alunos qual deles gosta de assistir a uma briga em casa, ver pessoas sendo agredidas e machucadas ou saber de guerras nas quais morrem milhares de pessoas inocentes, etc.

Podemos dizer que a paz é importante por todas as razões, porque o seu oposto, que está na violência, na agressão, na guerra... só traz desgaste, estresse e sofrimento... muito sofrimento.
A violência é força destruidora. É contrária ao direito e à justiça.
Já a paz é um estado benéfico, permite a construção de bem-estar e de contentamento. A paz só nos faz bem.

domingo, 6 de dezembro de 2009

O EXEMPLO DO BAMBU.

Depois de plantada a semente deste incrível arbusto não se vê nada por aproximadamente 5 anos, exceto o lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo.
Durante 5 anos todo o crescimento é subterrâneo,invisível a olho nu, mas uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída.
Então,no final do 5º. Ano o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.
Um escritor de nome Covey escreveu: muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês.
Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não vê nada por semanas, meses, ou anos.
Mas se tiver paciência para continuar trabalhando,persistindo e
nutrindo, o Seu 5º Ano chegará, e com ele virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava.
O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente
desistir de nossos projetos, de nossos sonhos, de nosso trabalho, especialmente de um projeto fabuloso que envolve mudanças...de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização.
Devemos sempre lembrar do bambu chinês, para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.
Procure cultivar sempre dois bons hábitos em sua vida:
a persistência e paciência, pois você merece alcançar todos os seus sonhos!!!
É preciso muita fibra para chegar às alturas e ao mesmo
tempo muita flexibilidade para se curvar ao chão.