segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

As várias faces da paz

Quem aqui sabe dizer o que é paz?
O professor deve incentivar respostas.

Sobre a paz, o dicionário Aurélio diz: 1. Ausência de lutas, violência ou perturbações sociais. 2. Ausência de conflitos entre pessoas; bom entendimento, harmonia. 3. Ausência de conflitos íntimos; tranqüilidade de alma. 4. Situação de um país que não está em guerra com outro.

Como vemos, a paz tem várias faces. Ela também pode estar relacionada à própria pessoa; pode se referir à família, ao bairro, à cidade, ao país... ou então ao nosso planeta. Também pode ser individual ou coletiva.
Vamos começar pela paz individual. Podemos entendê-la como sendo um estado de espírito sem ira, sem desconfianças, e sem esses sentimentos negativos que as pessoas costumam guardar no coração, como o ciúme, a inveja e o ódio.
A paz é uma condição interior de tranqüilidade, de não violência.
Muitas pessoas conseguem manter essa paz interior, apesar de situações complicadas. Já outras se estressam por qualquer coisa, e outras, ainda, partem para a agressão por qualquer motivo.

Alguém aqui sabe dizer por que a paz é tão importante?
O professor deve incentivar respostas; perguntar aos alunos qual deles gosta de assistir a uma briga em casa, ver pessoas sendo agredidas e machucadas ou saber de guerras nas quais morrem milhares de pessoas inocentes, etc.

Podemos dizer que a paz é importante por todas as razões, porque o seu oposto, que está na violência, na agressão, na guerra... só traz desgaste, estresse e sofrimento... muito sofrimento.
A violência é força destruidora. É contrária ao direito e à justiça.
Já a paz é um estado benéfico, permite a construção de bem-estar e de contentamento. A paz só nos faz bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário