domingo, 3 de janeiro de 2010

RELATÓRIO DO 2º ENCONTRO DO GESTAR II

O segundo encontro do GESTAR II de L.P. foi realizado no dia 10 e 11/09/2009 no auditório da E.E.F. EMILIA FREITAS. A carga horária desse encontro foi de 4h. Nesse dia, faltaram alguns professores, penso que não se sentiram motivados para realizá-lo. No entanto, procurei ser dinâmica com os demais, pois o objetivo do Gestar é proporcionar de maneira bem variada o estudo de algumas teorias, relacionando-as com a prática diária dos cursistas.
Iniciei as atividades com a mensagem "As Sementes". Após, refletimos sobre a mesma, principalmente sobre os projetos de vida da senhora que lança sementes pelo caminho onde passa sem pensar em retribuições/recompensas. Lembramos que também somos profissionais e que diariamente lançamos sementes. Sabemos que nem todas germinam, mas o fazemos com muito empenho, pois as que emergem embelezam e alegram muitos caminhos.
Na sequência, propus três questões relacionadas ao GESTAR II objetivando identificar expectativas e inquietações dos professores quanto ao curso.
Em seguida, esclareci algumas dúvidas que os cursistas ainda tinham em relação ao curso. Prosseguindo as atividades, passamos ao estudo do TP3 que nos proporcionou leituras e reflexões importantes sobre gêneros textuais.
Após a leitura, socialização e discussão, propus uma atividade prática sobre gêneros. Para realizá-la, distribuí alguns envelopes com textos de diversos gêneros, sendo que cada grupo teve como atividade identificá-los. Nesse processo, surgiram algumas dúvidas que puderam ser esclarecidas a partir da leitura do artigo de MARCUSCHI L. A. Definição e Funcionalidade, que trata da intertextualidade inter-gêneros e heterogeneidade tipológica. Essa leitura, contribuiu para o bom andamento do curso. Esse artigo também foi sugerido aos cursistas. Finalizando o encontro, comentamos sobre a importância e necessidade de aplicar um "Avançando na Prática", como atividade complementar aos estudos desenvolvidos no encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário