domingo, 3 de janeiro de 2010

RELATO DE UMA CURSISTA

Trabalhamos, em sala de aula, o “Avançando na prática” da seção 3, do TP3, que apresenta alguns direcionamentos/propostas de atividades e que traz, ainda, textos para serem objetos de estudo e reflexão do que seja “Classificação de gêneros textuais”. Deu-se da seguinte forma: reproduzimos o texto “A cigarra e a formiga” onde cada aluno recebeu uma cópia,(mostramos que existe vária adaptações), pedimos que eles fizessem uma leitura silenciosa em seguida foi feita uma re-leitura, em dupla, os alunos trocaram opiniões sobre a compreensão de cada um com relação ao texto. Fizemos uma socialização das idéias dos alunos e, sempre que necessário, fazíamos intervenções instigando e valorizando a discussão para que as idéias fluíssem de forma prazerosa. O resultado foi excelente. Os alunos interpretaram o texto mostrando fidelidade ao autor do mesmo, “La Fontaine” apontando algumas marcas determinantes dentro daquilo que esperávamos. Não houve grandes dificuldades na identificação do gênero “Fábula” onde aparecem animais falando como se fossem pessoas, ou seja, os animais são personificados com a intenção de ridicularizar algumas ações humanas. Essa é uma marca principal desse gênero. Ainda foram capazes de identificar a intenção do autor em relação ao valor do trabalho dentro de um contexto sociocultural. Para concluir sugerimos a criação de uma moral para o texto supracitado. Surgiram as seguintes morais: “Podemos cantar sem esquecer o amanhã”, “o que fazemos hoje reflete amanhã”, o valor da gente está no trabalho que desenvolvemos”. E assim encerramos a parte de discussão sobre texto e iniciamos uma atividade escrita de interpretação/compreensão do texto. A seguir veremos o texto (A cigarra e a formiga), informações sobre o autor, a definição de gêneros textuais com alguns exemplos e uma atividade para medir a compreensão textual dos alunos.

Definição de gênero textual.

Gêneros textuais são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não. Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, dissertativas, argumentativas, procedimentais e exortativas) utilizadas como formas de organizar a linguagem. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: fábulas, anúncios, convites, atas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, comédias, contos de fadas, convênios, crônicas, editoriais, ementas, ensaios, entrevistas, circulares, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias.

CLASSIFICANDO GÊNEROS TEXTUAIS

Compreendendo o texto “A cigarra e a formiga” de (La Fontaine)
a) De acordo com o texto, entre a cigarra e a formiga, quem valoriza mais o trabalho? Por quê?
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b) Qual o gênero textual caracterizado nessa história?
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c) Quais as marcas que caracterizam esse gênero (fábula)?
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d) O título utilizado pelo autor corresponde a história? Por quê?
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e) Qual ou quais foram as intenções do autor ao escrever essa fábula?

f) Leia o texto novamente e dê uma moral para essa história.

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